Melhoria da Formação do Corpo Docente de educação infantil de Timor

Timor Leste

Situação:

Seguindo o seu objetivo de melhorar a educação em Timor Leste, as irmãs da congregação das Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus empreenderam, juntamente com a congregação das Missionárias Filhas da

Sagrada Família de Nazaré, a construção de uma Escola de Magistério e um colégio infantil na localidade de Gleno, para melhorar a formação dos professores de educação infantil. O colégio, que iniciou o seu funcionamento em 2020, com 60 alunos num edifício provisório, permitirá realizar os estágios aos novos professores formados na escola.

Para dar continuidade ao projeto da Escola de Magistério e do colégio infantil de Gleno, a congregação das Escravas da Santíssima

Eucaristia e da Mãe de Deus expande a sua presença em Timor através da construção de uma casa de residência para as irmãs, que servirá também como centro de formação para novas irmãs, aumentando, assim, a sua capacidade de educação e de evangelização na região de Gleno.

Gleno situa-se no distrito de Emera, a cerca de 60 km do sudoeste de Díli, a capital de Timor-Leste. O edifício encontra-se anexo a uma das vias de saída da cidade, no seu subúrbio. Está rodeado de pequenas habitações dispersas e culturas de fruta.

As obras da casa de residência começaram em outubro de 2019. Até ao momento, foram realizados os trabalhos de movimento de terras, fundação, instalações gerais (fossas séticas, valas de esgotos, etc.) e subterrâneas, pavimento em betão, bem como a estrutura principal em betão armado praticamente todo. Atualmente, começaram os trabalhos de cobertura, acabamentos de paredes, fabrico de alvenaria e o anexo de estacionamento e quartos de instalações estão a ser concluídos.

A conclusão das obras da casa está prevista para 2021, obra que a Fundação financiará.

Orçamento contribuições 2021

566.784 € € -