Nos últimos 10 anos, o número estimado de crianças mortas em consequência da guerra é de cerca de 10 milhões. As situações decorrentes dos conflitos armados afetam sobretudo as crianças devido à sua vulnerabilidade. Sozinhos e indefesos no meio do caos, algumas são recrutadas à força para milícias e outras são exploradas. Os direitos fundamentais destas crianças são flagrantemente ignorados a favor de atos bárbaros e cruéis. Muitas delas acabam por ficar profundamente traumatizadas, gravemente feridas e até incapacitadas.

Os conflitos armados criam e infligem grande sofrimento à população. As crianças são frequentemente as primeiras vítimas. A sua situação pode ser classificada nas seguintes categorias:

• Vítimas civis: Em conflitos armados, escolas e até hospitais são alvos das forças armadas. Desta forma, milhares de pessoas inocentes são vítimas de ataques e, após o fim de um conflito, as minas antipessoais, as bombas de fragmentação e outros restos explosivos continuam a atingir civis. Como resultado, muitas pessoas, crianças na sua maioria, morrem todos os anos.
  • Crianças-soldados: Uma criança-soldado é definida como qualquer pessoa com idade inferior a dezoito anos que seja membro de forças armadas governamentais ou de um grupo armado regular ou irregular ou associado a estas forças, independentemente de haver ou não um conflito armado.
  • Crianças deslocadas: Durante conflitos armados, um grande número de crianças são separadas dos seus pais ou das pessoas responsáveis por elas. Neste caso, existem diferentes categorias de crianças deslocadas.
  • Órfãos: Devido à guerra, muitas crianças ficam órfãs após a morte dos seus pais.
  • Crianças feridas ou incapacitadas: Também podem ficar feridas, mutiladas ou incapacitadas devido às atrocidades que tiveram de viver.
  • Crianças presas: Durante um conflito, as crianças são frequentemente presas. As razões para estas detenções são diversas, mas, na maioria dos casos, resultam da associação das crianças às forças armadas de um Estado.
  • Crianças exploradas (exploração sexual ou trabalho forçado): As crianças são frequentemente vítimas de abusos sexuais, sujeitas a trabalhos forçados ou obrigadas a participar em atos cruéis. No caso da violência sexual, na maioria das vezes, aumenta consideravelmente em períodos de conflito.

As consequências da guerra nas crianças

“Mais de um milhão de crianças morreram nos últimos dez anos como resultado de guerras iniciadas por adultos, seja por serem alvos civis ou mortas em combate como crianças-soldados. O número de crianças feridas ou incapacitadas é três vezes superior, e um número ainda maior sofre de doenças, subnutrição, violência sexual e duras dificuldades e privações. Inúmeras crianças foram confrontadas com a angústia de perder as suas casas, os seus bens e os seus entes queridos. Nestas condições, todas as constantes necessárias ao desenvolvimento das crianças são gravemente afetadas e os danos psicológicos dos conflitos armados são incalculáveis.”

A solução: prevenir os conflitos

A prevenção de conflitos armados é a única forma de conseguir melhorar a vida das crianças vítimas da guerra. Através da colaboração com os governos, muitos intervenientes (as Nações Unidas [ONU] ou outras organizações internacionais) podem contribuir para a implementação de ações preventivas.

A ONU utiliza diferentes técnicas para prevenir ou gerir conflitos entre dois países e para criar condições para o regresso a uma paz duradoura. A título de exemplo, as operações de manutenção da paz visam estabelecer a presença da ONU em países em conflito (com o seu consentimento) e, nesse caso, a ONU tem a possibilidade de enviar e manter tropas no terreno, polícia e pessoal civil. Estas pessoas têm a missão de garantir a segurança e obter o apoio político necessário para a consolidação da paz.

Begoña Díaz de Diego.